top of page

Projetos em andamento

EFEITOS DA INCORPORAÇÃO DE MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS MEXICANA E BRASILEIRA

Descrição: Esta proposta de estudo se constituí como estudo comparativo entre as experiências mexicana e brasileira no processo de elaboração de políticas e estratégias de avaliação que incorporem a ideia de diferenças. O estudo dá continuidade às investigações realizadas anteriormente com a temática currículo e avaliação, tendo como foco o tensionamento de sentidos realistas de conhecimento que legitimam as tomadas de decisão docente. São reflexões realizadas a partir da apropriação de aportes pós-estruturais e pós-fundacionais e se justificam na medida em que é preciso tensionar as certezas sobre a educação, o conhecimento, o currículo e a avaliação articulados com a pretensão de garantir a todos algo que seria comum e universal. O estudo se justifica porque, no Brasil e no México, políticas em curso que incorporam a ideia de diferença trazem uma diferença essencializada que pressupõe características físicas preexistentes entre as identidades diferenciadas. O argumento defendido é que, com essa perspectiva de diferença, essas políticas se mostram insuficientes para romper com processos escolares que criameproduzem constrangimentos para os processos de diferimento, limitando o protagonismo dos sujeitos (docentes e discentes) da escola.Assumindo diferença como processo incessante e incontrolável de produção de sentidos que produzem subjetivações e política como processo incessante de disputas por significação, o estudo comparativo entre a produção política curricular mexicana e brasileira busca identificar aproximações e distanciamentos entre os dois contextos, como se a incorporação de marcadores de diferenças tivesse potencial para produzir efeitos significativos nas práticas avaliativas nas escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Gabriel Santos da Silva - Integrante / Pedro Ferreira de Lima Crespo - Integrante / MATHEUS SALDANHA - Integrante / Emilene Busquet de Barcelos - Integrante / Sheila de Araujo - Integrante / Jucieli Bertoncello - Integrante / Agatha Costa Martins da Silva - Integrante / Gustavo Henrique Custódio Wanderley - Integrante / Luana Carneiro Bezerra - Integrante / Victor Hugo Barbosa de Souza - Integrante / Luiza Nicolella Regis Guimarães - Integrante / Lorena Azevedo - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

UMA LEITURA PÓS-ESTRUTURAL SOBRE OS ENFOQUES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS EM AVALIAÇÃO NO BRASIL (2015-2020)

Descrição: O estudo assume uma epistemologia pluralista para o desenvolvimento de uma metapesquisa orientada por princípios pós-estruturais e pós-fundacionais com o objetivo de investigar a perspectiva epistemológica, o posicionamento e o enfoque epistemológicos assumidos nas pesquisas em avaliação pedagógica no Brasil. A empiria são teses publicadas no Brasil de 2015 a 2020 selecionadas em uma busca realizada no banco de teses e dissertações da CAPES utilizando as palavras-chave avaliação pedagógica; avaliação das aprendizagens; avaliações das aprendizagens; e avaliação escolar, além dos parâmetros de pesquisa: teses publicadas na área de conhecimento Ciências Humanas, subárea Educação. A pesquisa se justifica porque a problematização e as concepções que organizam da produção de conhecimento podem favorecer um movimento de des-sedimentação de sentidos de escolarização e, consequentemente, de avaliação, na medida em que pode contribuir para a compreensão da complexidade das escolhas que o pesquisador precisa fazer no processo de construção de seu objeto de estudo e, dessa forma, contribuir para o fortalecimento da pesquisa em avaliação no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Talita Vidal Pereira - Coordenador / Anna Clara Rodrigues Sondahl Bibiani - Integrante / Gabriel Santos da Silva - Integrante / Pedro Ferreira de Lima Crespo - Integrante / Millena Soares Figueiredo - Integrante / MATHEUS SALDANHA - Integrante / Emilene Busquet de Barcelos - Integrante / Sheila de Araujo - Integrante / Jucieli Bertoncello - Integrante / Agatha Costa Martins da Silva - Integrante / Gustavo Henrique Custódio Wanderley - Integrante / Luana Carneiro Bezerra - Integrante / Alessandra Silva de Oliveira - Integrante / Victor Hugo Barbosa de Souza - Integrante / Luiza Nicolella Regis Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Contato

  • Youtube
  • Instagram

Vinculação

logo Proped.png

Financiamento

cnpq-logo.png
bottom of page